terça-feira, 18 de março de 2008

Justiça francesa nega eutanásia a mulher desfigurada por tumor

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com


DIJON, França (AFP) - A procuradoria-geral francesa negou nesta sexta-feira o pedido de eutanásia de Chantal Sebire, uma mulher de 52 anos desfigurada por um tumor irreversível.

Na França, uma lei de 2005 concede, em alguns casos, o direito de morrer, ou seja, a suspensão do tratamento para doentes sem esperança, apesar de ser expressamente proibido aos médicos a prática de eutanásia.

O veredicto definitivo será conhecido no próximo dia 17. Sebire, de 52 anos, pediu à justiça que autorize que um de seus médicos a ajude a morrer.

Esta ex-professora, mãe de três filhos, sofre um tumor raro e degenerativo, que ocorre na cavidade nasal e deforma completamente seu rosto.

Esta enfermidade, chamada estesioneuroblastoma ou neuroblastoma olfativo, é muito rara (200 casos registrados no mundo em 20 anos) e incurável e provoca, além disso, sofrimentos atrozes.

Sebire também escreveu ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, que pediu que aguarde outra opinião médica para garantir que todas as possibilidades da medicina tenham sido exploradas.

A ministra da Justiça, Rachida Dati, declarou claramente que "a medicina não existe para administrar substâncias letais".

"Cheguei ao limite do que posso suportar. Meu filho e minhas filhas já não conseguem me ver sofrendo assim", declarou Sebire à AFP.

A lei de 2005 foi votada na França depois de um caso que emocionou a opinião pública em que um tetraplégico de 22 anos morreu graças à intervenção de sua mãe e seu médico.

Veja o chocante estado da Professora francesa AQUI

Nenhum comentário: